Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, freira que pertencia a uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Nas aparições, Jesus pedia para que a devoção ao Sagrado Coração fosse divulgada.

Ao mostrar seu Coração transpassado pela espada, Jesus disse a Santa Margarida: Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor. Prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refugio seguro nessa última hora.

A imagem criada do Sagrado Coração de Jesus é exatamente da forma como Santa Margarida havia visto nas aparições:

O Coração de Jesus para fora do peito é o símbolo do amor de Deus por nós.

As chamas significam que este amor está vivo e atual, simbolizando também o Fogo do Espírito Santo.

Os espinhos simbolizam a nossa indiferença ao seu amor, ferindo este Coração.

Nas aparições a Santa Margarida, Jesus deixou 12 promessas:

1. Eu lhes darei todas as graças necessárias

2. Eu darei paz às suas famílias.

3. Eu as consolarei em todas as suas aflições.

4. Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.

5. Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.

6. Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.

7. As almas mornas tornar-se-ão fervorosas.

8. As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.

9. Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.

10. Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.

12. Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.

A devoção ao Sagrado Coração aparece na própria Sagrada Escritura em dois acontecimentos: o gesto de São João encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia, simbolizando o consolo que temos pela dor da as morte; e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança, simbolizando o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

No dia do Sagrado Coração, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado a vivência do seu amor amor na família, na Igreja e na alegria da Eucaristia.

"Sagrado Coração de Jesus Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. "