São Pedro e São Paulo

O Papa Bento XVI apresenta Pedro e Paulo como “fundamentos da Igreja” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, por sua fé e pregação.

Pedro tinha como primeiro nome Simão, irmão do Apóstolo André. Ele era pescador e foi chamado pelo próprio Jesus. Pedro deixou tudo e o seguiu, estando presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus.

De início, Pedro foi fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo da sua morte na cruz. Porém, o próprio Jesus o tornou líder da primeira comunidade, pregou no Dia de Pentecostes e foi martirizado sendo crucificado de cabeça para baixo, a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja”.

Paulo era chamado de Saulo ou Saul, natural de Tarso. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles, mas se converteu à fé cristã quando o próprio Jesus Ressuscitado lhe apareceu e o chamou. Recebeu então o batismo do Espírito Santo e se tornou um grande missionário fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

São Paulo é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.